European Data Protection Board

Career opportunities

Quem somos

O Secretariado fornece apoio analítico, administrativo e logístico ao CEPD, incluindo no que diz respeito a comunicações, preparação de documentos e organização de reuniões.

O Secretariado é atualmente composto por 10 pessoas, mas irá ser alargado em 2018 e nos anos posteriores.

O que oferecemos

Oferecemos um ambiente de trabalho acolhedor, com pouca burocracia, uma grande autonomia e um trabalho bastante diversificado.

Dispomos de uma estratégia ambiciosa de igualdade de oportunidades para o ajudar a atingir o seu potencial.

A nossa política ambiciosa de aprendizagem e desenvolvimento irá apoiar os seus objetivos de desenvolvimento profissional e melhorar as suas competências pessoais.

A entidade empregadora dos funcionários do Secretariado é a AEPD. Enquanto funcionário de uma instituição da UE, irá beneficiar de todas as oportunidades em matéria de carreira, recrutamento, promoção, remuneração e benefícios, conforme estabelecido no Estatuto dos Funcionários.

Como procedemos ao recrutamento

Todos os recrutamentos são efetuados através de anúncios de vagas específicos para as seguintes funções:

Funcionários

Se não for possível preencher uma vaga internamente, publicamos um anúncio de vaga na página de anúncios de vagas interinstitucionais, cujo acesso pode ser efetuado através da intranet de todas as instituições europeias.

A vaga está aberta aos funcionários de todas as instituições europeias. Se os candidatos tiverem todas as qualificações necessárias, é efetuada uma transferência interinstitucional.

Uma vez que os funcionários do Secretariado são abrangidos pelo Estatuto e beneficiam da mesma política de mobilidade que os funcionários de instituições da UE maiores, pode transferir facilmente a sua qualificação, grau, antiguidade e outros elementos profissionais: não perde nenhum dos seus direitos se trabalhar connosco.

Agentes contratuais

Ocasionalmente recrutamos especialistas em proteção de dados e outros funcionários administrativos em contratos de duração determinada («agentes contratuais»).

Recrutamos agentes contratuais de um conjunto de candidatos (mantidos numa base de dados), seguindo um processo de seleção denominado CAST, que é organizado pelo EPSO.

Contudo, teremos em consideração candidaturas espontâneas para determinados especialistas em proteção de dados, peritos noutros sectores ou cargos administrativos.

Entre em contacto através do endereço recruitment@edps.europa.eu se pretender obter mais informações ou se pretender fazer uma candidatura espontânea. Se pretender fazer uma candidatura, mencione que está a candidatar-se a uma vaga no Secretariado do CEPD.

Peritos nacionais

Por vezes, existem peritos nacionais destacados (PND) para o Secretariado por um determinado período de tempo provenientes de organismos do sector público nacional dos Estados-Membros da UE.

Os PND obtêm uma experiência valiosa ao nível da UE e permitem-nos beneficiar das suas competências e experiência profissionais.

Quando existir uma vaga para um PND, entraremos em contacto com as autoridades nacionais para a proteção de dados com um pedido de candidaturas.

Também convidamos representações permanentes nacionais para a UE para nos ajudar a encontrar candidatos adequados.

Os candidatos NÃO podem candidatar-se diretamente a este programa, devendo fazê-lo através da sua entidade empregadora, que continua a pagar o seu vencimento durante o destacamento.

Entre em contacto através do endereço sne@edps.europa.eu para obter mais informações.

Pessoal temporário

Ocasionalmente, contratamos funcionários durante um breve período não superior a seis meses, conforme for necessário. Realizamos este processo através de agências de trabalho temporário.

Estágio

Realizamos um programa de estágio de cinco meses, que oferece aos recém-licenciados a hipótese de aplicarem os conhecimentos adquiridos durante os estudos e de obterem experiência prática com as nossas atividades diárias.

O programa é realizado duas vezes por ano, tendo início em outubro e março, e normalmente acolhe dois estagiários em simultâneo.

Também aceitamos, sob critérios específicos e limitados, estudantes universitários e estudantes de doutoramento para estágios de curta duração não remunerados.

Entre em contacto através do endereço stage@edps.europa.eu para obter mais informações.